segunda-feira, 26 de agosto de 2013

GRBs e buracos negros. Orientação sexual: nerd.



Primeiramente gostaria de desculpar-me pela ausência cada vez mais frequente neste blogue. Infelizmente (ou felizmente) tenho que trabalhar para poder custear minha existência e um mínimo conforto, além disso, também preciso estudar e já gasto muito tempo diariamente ajudando na administração de grupos de debates da Sociedade Racionalista (aqui aqui), além de algumas das publicações da fanpage. Então, falta tempo para escrever exclusivamente para o blogue, motivo que me trouxe uma ideia interessante: transcrever aqui alguns debates que participo ou publicações que escrevo no facebook. 

Um destes foi uma pergunta no Grupo "Debates Científicos", que segue:

"O que existe no centro de uma galáxia? E por que mesmo sendo tão claro não conseguimos enxergar a noite?"



Respondi: 

Exatamente no centro tem um buraco negro com massa milhões/bilhões de vezes a massa solar. Se nosso conhecimento de física estiver correto, só um buraco negro explica isso:




Pelo que nós conhecemos de física, sabemos que podem existir "estrelas" com tanta massa e gravidade que sua velocidade de escape seria maior que a luz. Não existe nenhum impedimento pra isso. Essa é a ideia que embasa a existência de buracos negros, e surgiu pela primeira vez em 1700 e poucos (chamados na época de "estrelas negras"). Lugares propícios para existência dessas estrelas seriam os núcleos galáticos, e as observações (como do vídeo) sugerem exatamente isso.

Existem outras evidências, como emissão de raios gama pelos gases que são acrescidos no buraco. Eles aceleram para velocidades próximas da luz e emitem radiação gama.

Outra possível evidência é a Radiação Hawking.

Curiosidade interessante: Explosões gama são tão energéticas que se mesmo se estiverem a uma distância de 1.000 anos-luz, mas direcionadas diretamente para a Terra, fariam a atmosfera do planeta queimar, como se um novo Sol de meio dia aparecesse no céu. Existem hipóteses de que alguns eventos de extinção em massa do passado (MEE) tenham sido causados por um fenômeno desses.


Que delicia artigo cara:

E leiam isso:

"For those 23 minutes, the gamma-ray burst was putting out more energy than most galaxy superclusters. It is estimated that the blast had the equivalent amount of energy of 2×1038 tons of TNT. That’s the same as a trillion Tsar Bombas going off every second for 110 billion years, or about 7,000 times the amount of energy that the Sun is expected to put out in its lifetime."

Traduzo:

"Por 23 minutos, a explosão de raios-gama emitiu mais energia que a maioria dos super aglomerados de galáxias. (...) É o mesmo que um trilhão de bombas Tsar explodindo por segundo por  bilhões de anos, ou 7.000 vezes a energia que o Sol gera durante toda sua vida."



MAS PEREÊ FILHÃO. Que o título do post tem a ver? "Esse orientação sexual: nerd" ?

Simples. Comentei com um amigo, zoando, que quase tive orgasmos múltiplos lendo esses artigos e escrevendo sobre as explosões e GRBs, etc. Foi um exagero, é claro, mas de fato fico extremamente empolgado quando trato do assunto. Então ele respondeu: "orientação sexual: nerd". Ri alto e postei no faces, mas é melhor explicar.... já tem gente achando que por eu ter colocado isso eu sou chegado numa cópula com cães vomitando. HAHAHA.
Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário