terça-feira, 16 de julho de 2013

O estranho e assustador "kamehameha" africano!

Olá pessoas. Depois de um belo tempo sem escrever, recebo dos céus uma magnífica inspiração para tal, com esta publicação do CUB: 


Sei que a foto utilizada pode nada ter a ver com os relatos dos fenômenos - que de antemão já posso afirmar serem muito provavelmente de origens naturais -, nem sei se foi a intenção do autor do post, etc., mas, sei que a imagem usada é facilmente explicada. Abaixo a imagem do CUB:



Vamos lá! Uma técnica que é muito utilizada na astrofotografia e fotografia é a fotografia de longa exposição. Consiste em configurar a câmera para que haja captação ininterrupta da luz por vários segundos, minutos ou até horas, produzindo efeitos incríveis sem "edição" da imagem. Vejamos alguns destes:








Na astrofotografia, por sua vez, utiliza-se a técnica para realçar fotos da Via Láctea, Estrelas, etc., como abaixo:


Lembrando que o Hubble Ultra Deep Field teve tempo de exposição de aproximadamente 11 DIAS, percebe-se quão útil é a técnica para a astronomia. Aumentando-se o tempo de exposição, sem que haja acompanhamento motorizado, produz-se fotos com os rastros dos movimentos do céu, fotos estas conhecidas como Star Trails (Trilha de estrelas), como nos exemplos abaixo:



Eu não sei se é possível fazer um "Sun trail", mas se sim, já está explicado o incrível "kamehameha" que se vê na imagem divulgada pelo CUB.

Se não for possível o "Sun trail", considerando a imensa luminosidade de nossa querida bomba termonuclear de fusão gravitacional (Sol), é possível reproduzir a imagem utilizando algum software de empilhamento de imagens, tal qual o Registax, bastante conhecido e utilizado pelos astrofotógrafos. O software basicamente reúne diversas fotografias distintas em uma única, revelando maiores detalhes ou posicionamento de um objeto celeste durante o ano, como nas fotos de analemas


Abaixo, uma foto de Saturno com processamento com Registax e analemas:




Acho que já consegui apresentar as maneiras possíveis de se reproduzir aquela imagem. Eis a importância do ceticismo, para não dar crédito à qualquer alegação sem anterior análise e estudo. Tentarei voltar em breve. Obrigado pela leitura, um abraço!

Referências/Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Analema
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hubble_Ultra_Deep_Field
http://www.cubbrasil.net/index.php?option=com_content&task=view&id=4827&Itemid=86
http://www.astronomie.be/registax/
http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário