Ueba! Hoje, 12 de fevereiro, comemoramos o Darwin Day, dia do nascimento de Charles Darwin, naturalista britânico que formulou a teoria da seleção natural, explicando de maneira bastante satisfatória toda a variedade dos seres vivos, através de mecanismos naturais, como a seleção natural, a mutação, a adaptação, entre outros, descobertos depois.
Nascido no dia 12 de Fevereiro, o véio é de Aquário, assim como eu, que nasci no dia 1 de Fevereiro. Que isso tem a ver? Nada, é claro. Signos e previsões astrológicas são uma bobagem, primeiro porque não existe nenhum meio conhecido e material/energético dos planetas nos influenciarem. Poderiam fazê-lo pelos métodos conhecidos, como a luz e gravidade. Mas qual seria a influência da luz da sua casa, muitas vezes mais forte que a luz recebida por Saturno, em sua vida? Ou ainda a atração gravitacional de um carro na rua, que também é muito maior que a atração gravitacional Saturnina sobre nós? Por estes motivos, principalmente, que acho a astrologia uma bobagem. As aparentes similaridades de nossas personalidades com as características dos signos são muito bem explicadas pelo Efeito Forer.
Outro grande motivo é que as constelações são arbitrariamente definidas, mudando de cultura para cultura. As estrelas relativas à cada constelação estão muito longe umas das outras. A única coisa que as torna ligadas é o ponto de vista da Terra. Confuso? Vou colocar aqui um desenho simples, para ilustrar.
Constelação de Órion, como vista da Terra.
Constelação de Órion, vista de outro ponto de observação paralelo à constelação e à Terra.
Por estes motivos, a astrologia e os signos "no makes senses".
Voltemos à Biologia e Evolução. Na obra em que Charles Darwin expõe sua teoria, "A origem das espécies", percebe-se que um hobbie do pequenos Charles o incentivou a pensar na seleção natural. Seu hobbie era a criação de pombos, e a variedade destas aves, bem como a hereditariedade fizeram Darwin perceber que do mesmo modo que os criadores escolhiam quais indivíduos acasalariam, que características deveriam ter, etc, a natureza deveria fazer igual, por um mecanismo próprio. E eis que surge a ideia da seleção natural, feita pelo meio. Note-se que Darwin desconhecia as razões da hereditariedade, que viriam a ser conhecidas depois, através principalmente de Gregor Mendel e a genética.
Com o passar dos anos, a base de evidências da Teoria Evolucionista cresceu enormemente, e é considerada como o pilar central da biologia moderna, oferecendo uma explicação unificadora para toda a diversidade da vida na Terra. Aceita majoritariamente pela comunidade científica e rejeitada pelos fanáticos religiosos literalistas bíblicos. Muitos religiosos, não literalistas, também aceitam-na, pois não entra em conflito necessariamente com o criacionismo e a religião.
Existe amplo material na rede que trata da teoria, como o vídeo: http://vimeo.com/45298522#, entre outros tantos.
A Wikipédia também é fonte de informações detalhadas sobre Darwin e a Evolução:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Darwin
http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o
Outros vídeos, do YT:
Noto que um dos aspectos da teoria evolucionista que mais causam repulsa, é nosso parentesco com os macacos. O homem não descende do macaco, temos um ancestral comum. Nós somos um tipo de macaco.
O tema é muito amplo para tratar rapidamente aqui. Qualquer dúvida, questionamento, proposta de debate, coloque nos comentários, e tentarei responder, na medida do possível.
Obrigado pela leitura, e um abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário