segunda-feira, 29 de abril de 2013

Humanos direitos



Tem gente que acha que é gente de bem, "humano direito", só porque andou a vida inteira na linha (não roubou ou matou, mas com certeza já usou do jeitinho brasileiro).


Queria é ver, por quanto tempo isso iria durar, com algumas (ou todas) as situações abaixo:

1- Ser espancado diariamente por pai e mãe, ou um só deles.

2- Ser abusado diariamente por pai e mãe, ou um só deles, ou parente próximo.

2- Fome. Mas não por algumas poucas horas, por dias.

3- Não ter onde dormir/morar e acordar quase todos os dias aos pontapés de alguém que não suporta esse "vagabundos".

4- Não ter nenhuma perspectiva que a situação vá mudar.

5- Precisar de qualquer coisa do Estado/sociedade e nunca conseguir. Saúde, oportunidade, perspectiva... Só consegue o de sempre, preconceito, violência e truculência policial.

5.1. OBS: Esse merece observação. Nunca vi nenhum "cidadão de bem" revoltado porque certo fulano pobre morreu em ação truculenta/ilegal da polícia, foi confundido com algum "marginal" e tomou 10 tiros na cara. "Acidentes acontecem", ou "Quem mandou estar no lugar errado, na hora errada"...

6- Receber incentivo diário de todos os lados que a única coisa que valoriza o ser humano é o poder aquisitivo. Se não tem grana, não tem carro, não tem a roupa da moda, provavelmente não vai aproveitar a vida.


Não digo que inexistam, entretanto, alguns considerados "maus", sádicos, psicopatas. Mas temos que perceber que a negligência da sociedade e Estado ajuda a criar sim muitos dos males que enfrentamos. De outra maneira, como explicar a baixíssima criminalidade violenta dos "Welfare States" e seus altos índices de ressocialização?

Outro aspecto é que pena nunca foi, sozinha, inibidora da criminalidade. Ou inexistia/inexiste crime durante Talião ou estados com penas capitais nos EUA? Ou ainda durante a idade média e suas punições bizarras?


A questão é bem complexa. E não serão opiniões superficiais, motivadas pelo medo e pela vingança que trarão as melhores respostas. Os problemas podem ficar ainda piores.

Alguns links, sobre a ressocialização na Noruega e os "Welfare States":
http://www.conjur.com.br/2012-jun-27/noruega-reabilitar-80-criminosos-prisoes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_de_bem-estar_social

Nenhum comentário:

Postar um comentário