domingo, 10 de fevereiro de 2013

Mais alguns esclarecimentos sobre alegações de fotos fake, desta vez, o Sol cor de gema de ovo, problemas com a escala e mimimis de "céticos científicos preguiçosos"

Há alguns dias fiz um post #xingandomuitonotwitter alguns comentários que foram feitos em uma foto de Saturno e uma aurora, onde alegavam a foto ser "fake" (falsa, embuste). Pode ser lido aqui: 

Hum, à propósito, uma bela imagem de uma aurora em Júpiter, pelo Hubble:



Pode-se notar, pela fofura do título "Apedeutas filhos das putas", que eu estava meio "revoltz" com aqueles comentários, feitos sem a devida investigação, que rapidamente mostrariam as circunstâncias da fotografia Saturnina e sua veracidade. Lembrei então de outra foto que atribuíram status de "fake", onde era mostrado o Ônibus Espacial Atlantis passando em órbita na frente do Sol e fotografado da Terra.

A foto é esta aqui:


Uma pesquisa rápida e encontro uma notícia sobre a foto:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3767222-EI238,00.html

Vejamos alguns comentários na imagem:

"1 -E o Sol se transforma numa gema de ovo!
2- Essa escala tá certa ? essa nave deve ser Colosal para ficar desse tamanho perto do Sol ''
3- Hum sei não hein!
4- Alguem acredita???
5- bom, isso eu nao acredito, sinto muito, e essa escala deve ta errada
6- no mínimo bizarro, que cor é essa desse sol?
7- Bela ficção.
8- Ki montagem kkkkkkkk
9- Concordo, bela imagem mas pura bobagem."


Novamente, posso especular os motivos pelos quais os "céticos científicos preguiçosos" - termo usado para designar aqueles que duvidam das alegações, mas não investigam - tenham levantado arguições quanto à veracidade da imagem. Mas novamente, uma investigação mínima teria comprovado a veracidade da imagem, bem como as circunstâncias de sua captura, que não são coisa de outro mundo.

Utilizei o termo  "céticos científicos preguiçosos", para diferenciar estes, e com razão, do restante do ceticismo e do próprio significado do termo. O ceticismo (derivado do verbo grego σκέπτομαι, transl. sképtomai, "olhar à distância", "examinar", "observar"), é uma postura deveras positiva, e não pode ser confundida com essa arguição e dúvida que ficam aí. A investigação é fundamental, e deveriam ser diferenciados os termos. Agradeço ao amigo Carlos Sherman pelo "puxão de orelha" em relação ao termo cético que utilizei na postagem, sem um ressalva mais aprofundada, e concordo. São duas posturas muito distintas para receberem a mesma nomenclatura.

Vamos lá. Se alguém já tentou observar o Sol à olho nu, ou fotografá-lo, percebe logo que é impossível ver qualquer coisa além de uma luz de intensidade enorme, que até causa dor aos olhos. O mesmo se dá para obervação por telescópio do Sol, em escala aumentada x300, que pode CAUSAR CEGUEIRA. Por isso, já recomendo, não vá tentar olhar pelo telescópio comum para o Sol, o risco de perder a visão é ENORME. E o mesmo se dá para fotografias, onde a célula foto-sensível pode queimar na tentativa de fotografar o Sol pelo telescópio.

E como fotografar então? Utilizando um filtro, que permite ver a superfície solar, seus detalhes, manchas, etc. É deste filtro que vem a cor de "gema de ovo" da imagem. E não tem nenhum problema com a escala. O Sol está no mesmo lugar de sempre, 1 U.A., ou 150 milhões de quilômetros, o fotógrafo está na superfície terrestre e o a Atlantis está na órbita terrestre, muito mais próxima e portanto, com tamanho bem ampliado em relação ao Sol.

Existem até fotografias que mostram a ISS (Estação Espacial Internacional) passando sobre o Sol, nas mesmas condições de posicionamento e fotografia que citei acima. Vejamos uma destas fotografias (clique na imagem para ampliar):


Como estou falando de astrofotografia, não posso deixar de citar o trabalho do brasileiro Rodrigo Andolfato, dono de um blog onde expõe seu trabalho, técnica, equipamentos, etc, de qualidade enorme, com certeza estando entre os maiores astrofotógrafos amadores do mundo.

O blog pode ser acessado aqui: http://andolfato.blogspot.com.br/

Uma fotografia fantástica do Andolfato:



Ele fotografando:

Hehehe. Apesar dele não aparecer na imagem, gostei da foto e da "proteção" customizada para o calor.

Link para pesquisa com o nome Sol no blog: 

Posts sobre astrofotografias solares:

Por fim, é isso. As imagens são verdadeiras, obtidas através de telescópios na superfície e uso de filtros, e uma pesquisa minimamente elaborada resultaria nesta conclusão. Uma pena que os "céticos científicos preguiçosos" não a façam e fiquem disparando suas arguições malditas: "é fake tio"...

Obrigado pela leitura, um abraço!

Um comentário: