sábado, 9 de fevereiro de 2013

TCC de Direito, Astronomia, Vida extraterrestre e Insanidade.


Há aproximadamente dois anos, estava em vésperas da escolha de meu tema de TCC, no curso de Direito. Gostaria de falar de algum tema que me agradasse enormemente, e assim não seria insuportavelmente chato escrever sessenta páginas, então decidi, falaria sobre Astronomia. Mas astronomia, em um trabalho de Direito? Como seria possível?

Dois temas me passaram pela mente. Um seria a mudança climática, onde poderia falar sobre o impacto da astronomia na cosmovisão antiga, e as novas perspectivas da humanidade para com o futuro e principalmente com nosso pálido ponto azul, único mundo conhecido onde podemos nos estabelecer.

Outro tema que poderia envolver a astronomia e suas cifras, abrindo-me possibilidade de falar das galáxias, estrelas, o Hubble Ultra Deep Field, e relacionado ao direito seria uma legislação internacional que tratasse da possibilidade de contato com civilizações extraterrestres. Teria uma série de problemas com material de referencias, além da dificuldade de encontrar os dispositivos na legislação internacional. Então, comecei a sondar possível bibliografia, e envie emails para a ONU, o Fórum Econômico Mundial, e algumas outras entidades que poderiam responder tal dúvida.

Depois de um tempo, sem receber qualquer resposta dos emails enviados, e sem qualquer bibliografia do tema, optei pelo tema da mudança climática, e consegui falar enormemente sobre a astronomia, com espaço para escrever sobre biologia, origem da vida, números do cosmos, etc. Outra motivação que me fez optar seria a reação de colegas e professores diante do tema, com certeza pensariam que eu seria completamente insano.

Fiz o TCC sobre a mudança climática, tudo correu muito bem, e depois de alguns meses recebi respostas dos emails enviados, sendo esta resposta uma negativa da existência de resoluções ou legislação de qualquer tipo na ocorrência de contato com outras civilizações.

E não é que para minha surpresa, no Fórum Mundial de Davos deste ano foi sugerida em sua agenda a discussão de possíveis políticas para a descoberta de vida extraterrestre? E o contato com essas civilizações? Hehehe. Fiquei feliz, pelo menos porque sei que não estava tão louco assim...

Notícias sobre o Fórum podem ser vistas no link abaixo, em espanhol:
http://www.urgente24.com/210231-sorpresa-extraterrestres-en-davos

Antes de achar que sou um fanático místico por ufologia, leia esta publicação:
http://osentidodonada.blogspot.com.br/2012/07/ets-seti-esferas-de-dyson-e-hubble.html

Brinde: Quando debatia com minha orientadora sobre meus temas, falei de minha paixão pela astronomia, e como pretendia relacioná-la no trabalho. Eis que a professora me diz: "-Mas como você vai falar de signos em um trabalho acadêmico?!". Revirando-me de desgosto e com sede de sangue na boca, expliquei a diferença entre astronomia e astrologia. Sei que essa confusão é comum, mas achei que entre professores universitários ela não existisse.

5 comentários:

  1. Caro amigo, também sou estudante de Direito e antes mesmo de entrar na faculdade pensei na possibilidade de fazer um TCC sobre Direito e as civilizações Extraterrestres . Pesquisando na net , achei o seu blog . e fiquei surpreso em achar algo sobre este assunto que é ignorado , mas que de um segundo para outro pode ser primordial no mundo do Direito . Basta fazermos contato formal com outra civilização para vermos o quanto o mundo está despreparado.

    Podemos conversar sobre o assunto se ainda tiver interesse . Meu face é Robson Gini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora pra responder. Então, acho sim um assunto que pelo menos devíamos nos preparar com alguma legislação, posto que cada vez mais melhoram os meios de busca de vida inteligente. Não acompanhei depois o que se seguiu do Fórum de Davos, que tratou do tema. Vou te adicionar no facebook e podemos conversar mais, se quiser.

      Excluir
  2. Sou acadêmico de Direito e muito fascinado por astronomia. interessante a relação, pena que pouco associada.acredito que o Direito internacional deveria expandir mais sobre o assunto. Com certeza terá grande valia para o futuro e gerações seguintes.

    ResponderExcluir
  3. Caro, Pedro. Estou fazendo meu TCC com base no Direito Espacial, e neste momento me deparo com seu blog, com um postagem de 5 anos atrás, com palavras que poderiam ser minhas, pois se enquadram com a minha realidade, e sabe no que é mais assustador a evolução ainda não ocorreu e falta de preparo para o professores das acadêmicos, e na não aceitação de temas relacionados a área ainda muito grande.

    Mas estou seguindo em frente...acredito firme nessa realidade.

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Também sou acadêmico de direito e pretendo trabalhar meu TCC nesta área. Precisamos fazer no Brasil uma reforma do Código Brasileiro de Aeronáutica, transforma-lo no Código Brasileiro Aeroespacial regulamentando tanto as atividades aeronáuticas quanto astronáuticas por brasileiros. Precisamos incentivar, desburocratizar, facilitar, isentar e fomentar a pesquisa, comércio e indústria espacial brasileira com uma legislação competente urgentemente.

    ResponderExcluir