terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Usamos só 10% do nosso cérebro?




Acabei de ver uma publicação da Sociedade Racionalista sobre o mito do uso de 10% do cérebro, e acredito que o assunto deveria ter ampla publicação. Não consigo precisar quantas milhares de trilhões de vezes já ouvi isso das pessoas como algo verdadeiro. "Só usamos 10% de nosso cérebro", geralmente com a continuação "Imagine quando usarmos 50%". Um mito que ganhou ampla repercussão e aceitação, não sei porquê motivos.

Post da SR: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=564673533543161
Já curtiu a Sociedade Racionalista? Curte aê!

Eis o texto:


Usamos só 10% do nosso cérebro?


O cérebro humano ainda guarda muitos mistérios. Apesar de haver evidências de que o estudo do sistema nervoso existe desde o Egito Antigo, foi só com o surgimento do microscópio, em 1890, que as pesquisas sobre o cérebro passaram a ser mais sofisticadas. Muitas das descobertas que persistem ainda hoje no campo da neurociência foram realizadas a partir de 1950.

As pesquisas atuais não cansam de nos surpreender. O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, por exemplo, conseguiu “separar” a mente do corpo, fazendo com que as ondas cerebrais de um macaco nos EUA controlassem um robô no Japão.

Mas mesmo com todo o avanço, ainda há muito que descobrirmos sobre o cérebro humano. Por isso, é normal que alguns mitos sobre o funcionamento desse órgão prevaleçam na cultura popular. O mais famoso deles é aquele que diz que utilizamos somente 10% da nossa capacidade cerebral.

Afinal, usamos só 10% do nosso cérebro?

Você já deve ter ouvido falar que o ser humano usa apenas 10% do cérebro, certo? Pois bem, esse é um dos mitos mais populares e mais fáceis de serem quebrados. Para refutá-lo, basta fazer a seguinte pergunta: se isso é verdade, então para que servem os outros 90% do órgão? E a culpa, desta vez, é da televisão, que não raramente é acusada de estar emburrecendo os telespectadores.

De acordo com o site Snopes, especializado em desvendar hoaxes e mitos, essa informação equivocada surgiu em um anúncio de revista, no ano de 1998, que dizia: “Você usa apenas 11% do seu potencial”. Porém, quando a emissora norte-americana ABC resolveu usar a frase em propagandas para a série “The secret lives of men” , ela foi alterada para “Homens usam apenas 10% do cérebro”.

Depois disso, não demorou muito até que pseudo-cientistas e fieis da paranormalidade assumissem que os outros 90% do cérebro guardavam poderes psíquicos adormecidos, que podem ser reativados com o devido treinamento. Até mesmo o famoso Uri Geller, na introdução de um de seus livros, cita o fato.

Mas o fato é que isso não passa de bobagem. Lisa Collier Cool explica que, por meio de tomografias e ressonâncias magnéticas é possível constatar que atividades mentais complexas usam diversas áreas do cérebro e, ao fim do dia, o cérebro todo acabou trabalhando. Outra prova de que usamos muito mais do que os tais 10% é o fato de que uma lesão no cérebro, por menor que seja, pode trazer danos irreparáveis ao seu portador. Seria muito azar machucar justamente a porção funcional do órgão.


Leia mais: http://www.snopes.com/science/stats/10percent.asp
http://saude.hsw.uol.com.br/10-mitos-sobre-o-cerebro10.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário