segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Spore, God of War e coisas de nerd

SPORE





Há! Para contrastar um pouco as nerdices, deixarei de lado o CDF e escreverei como Gamer (E não deixando completamente o lado CDF, já que este game também é para CDF's), indicando e informando sobre um dos mais fantásticos jogos que tive o prazer de conhecer: Spore.

E como definir este jogo? Tarefa difícil.  Na Wikipédia, temos a seguinte informação:


Spore (ou SPORE) é um jogo eletrônico "massivo de um jogador" desenvolvido pela Maxis Software, projetado por Will Wright e distribuido pela Electronic Arts. Em Spore, o jogador tem o controle da evolução de uma espécie através de cinco estágios, cada um com mecânicas (jogabilidades) diferentes. O jogo recebeu grande atenção do público e da crítica, pela jogabilidade amplamente aberta e a utilização da geração processual.



Não haveria explicação melhor. Neste jogo você cria uma espécie, e deve evoluí-la por 5 diferentes estágios, desde a fase celular até uma civilização galática, explorando e terraformando planetas, criando novas formas de vida, ou simplesmente explorando a vastidão cósmica. Apesar de sua aparência caricata, a complexidade e possibilidades são impressionantes.

O trailer oficial:


No vídeo abaixo, podemos conferir o início do jogo, que se baseia na teoria da panspermia, e o estágio celular, com seus belos gráficos aquáticos:



Além da beleza e da customização quase infinita, há uma infinidade de coisas a se fazer, principalmente quando alcançamos o último estágio, de civilização espacial.

Os estágios são:

Estágio Celular - No fundo das águas do planeta, num nível microscópico, o objetivo do jogador é fazer sua célula comer alimentos de acordo com a sua dieta (se a célula é Herbívora deve comer plantas, se é Carnívora deve devorar pedaços de carne ou comer células menores e às vezes maiores) e evoluir de tamanho, tomando cuidado com células maiores e mais fortes. Para conseguir novas partes deve-se coletar fragmentos de meteoros ou matar células mais complexas. Quando a célula chegar a um certo nível de evolução, se alimentando bem, ela passa para o Estágio de Criatura e é direcionada para um criador exclusivo que apresenta pernas e as células em questão, que são bidimensionais, em 3D.

Estágio de Criatura - A célula ganha pernas, e já pode sair das águas e pisar em terra firme, tornando-se uma criatura. Dessa vez com um ninho, onde pode ganhar pontos de saúde. O objetivo é conhecer e aliar-se a novas criaturas, ou ganhar novos inimigos. A novidade mais legal, é que a criatura tem um planeta inteiro para explorar em um mundo aberto, tomando cuidado com as criaturas mais poderosas, e se preocupando com os níveis de saúde e de fome. Você pode achar "Criaturas Épicas", que são criaturas gigantes e quase invencíveis e "Criminosos", que são "criaturas maiores, mais fortes e mais nervosas e violentas que o ajudam mais a evoluir ao serem destruídos ou impressionados. É a primeira fase em 3D. Neste estágio, o jogador poderá receber a visita de naves espaciais de outros planetas, que podem abduzir outras criaturas, e também, pode haver chuvas de meteoros, que normalmente não causam muito estrago ao planeta, mas podem te matar. O Editor de Criaturas pode ser acessado a qualquer momento, simplesmente acasalando a criatura com outra da mesma espécie, independente da quantidade de pontos de DNA que o jogador possui, mas é necessário pontos de DNA para colocar mais partes à sua criatura. Quando a criatura ganhar um certo número de aliados e inimigos o Estágio Criatura é concluído e o jogador vai ao Estágio Tribal.

Estágio Tribal - Quando a criatura atinge um nível de sapiência suficiente, ela evolui e passa para a próxima fase, a tribal. Nesta, o jogador irá controlar uma tribo inteira de seres da mesma espécie, com um novo estilo de jogo. Aqui, as criaturas irão interagir com ferramentas, cabanas e outras coisas. Ainda assim, a caça é fundamental para a sobrevivência da espécie. O seu objetivo é dominar outras tribos ou se aliar a elas. É possível oferecer presentes a outras tribos, que se resumem em comida, e também realizar apresentações de músicas para impressioná-las e agradá-las. São vários tipos de armas disponíveis, como lanças, machados, tochas, e outras ferramentas diversas, como bastões de cura, cornetas, e outras. À medida que o tempo passa, outras tribos podem surgir de ninhos de criaturas que evoluíram (que geralmente não são da sua espécie, uma possível analogia com o fato de, que o ser humano estava no "estágio tribal", sua competição com outras tribos geralmente era inter-espécies, com o homem neandertal ou floresiensis por exemplo). As criaturas selvagens (animais irracionais) podem ser domesticadas, para oferecer ovos para alimentar a tribo, e até defendê-la, quando preciso. As criaturas épicas do Estágio Criatura que não foram mortas no estágio passado continuam neste estágio, e podem atacar a tribo do jogador, e se for morta, pode render uma grande quantidade de carne.

Estágio de Civilização - Quando a tribo evolui, o jogador irá avançar para a fase Civilização, onde ele controlará uma cidade, e posteriormente, uma nação inteira. Neste estágio, o jogador controla a felicidade de seus habitantes, cria fábricas, casas e locais de entretenimento, e controla suas fontes de recursos. Após a vitória do estágio anterior, sua espécie domina o planeta e começa a fundar civilizações (cidades) por todos os continentes do planeta. Como sempre, sua civilização será a primeira no planeta, mas não irá demorar para outras serem fundadas. O jogador terá de interagir com estes outros povos por meio de diplomacia, comércio ou conflitos. Aqui, o jogador criará veículos, para poder justamente interagir com estas outras culturas. O objetivo dessa fase é unificar todo o planeta, seja convertendo, comprando ou derrotando outros povos. O estágio espacial começará quando o seu povo dominar todo o planeta, incitando a necessidade da globalização para o progresso da civilização.

Estágio Espacial - O último estágio, o Espacial, irá ambientar a espécie no último nível evolucionário. Aqui, o jogador irá criar sua espaçonave, e então lançar-se no espaço. Várias armas irão aparecer, como lasers, bombas, mísseis, lançadores, armas nucleares, e também ferramentas diversas, como analisadores, marcadores de terreno, ferramentas de modelação e de pintura, e muitas outras. Este é o estágio que não tem fim, mais existem dois principais objetivos: destruir ou se aliar com Os Grox, a civilização mais poderosa da galáxia, e chegar ao Núcleo Galáctico. O jogador pode comercializar e produzir recursos, criar rotas comerciais, terraformar planetas, fundar colônias, embaixadas em outros planetas, interagir com criaturas, tribos e civilizações não avançadas, dentre outras coisas. O jogador também pode encontrar o Sistema Solar e a Terra, porém, os humanos não existem no jogo.

Outra coisa que me impressionou foi o tamanho. A galáxia Spore ou Via Láctea é a galáxia em que o Spore se passa. Ela possui uma forma em espiral, contendo cinco braços, com cerca de cem mil estrelas visitáveis, e dentro de cada uma delas podem haver de nenhum a 8 planetas, totalizando cerca de quinhentos mil planetas na galáxia inteira.

QUINHENTOS MIL PLANETAS EM UM JOGO?! Sim. Impressionante não. É quase um universo à parte.

É simplesmente incrível. Vale a pena conhecer.

Mais informações em:
http://pt.spore.wikia.com/wiki/P%C3%A1gina_principal (Sim, Spore têm uma Wikipédia própria...)

GOD OF WAR

Nada para falar de GOW. O jogo, jogabilidade, gráficos, história e tudo mais já falam por si só. Mas há algumas semanas saiu um trailer fantástico com atores reais. Empolgante, no mínimo. Assisti e lembrei de Kratos gritando: "I am the God of War". Assistam em 1080p.


COISAS DE NERD




Há alguns dias vi um teste compartilhado pela revista Superinteressante intitulado "Que tipo de nerd é você?". Primeiramente, fiquei me perguntando quando foi que ser Nerd se tornou algo a ser desejável. 

Talvez a popularização do The Big Bang Theory, Senhor do Anéis e Matrix (não diretamente relacionados mas de gosto principalmente Nérdico) e filmes mais antigos que retratavam o gênero, tenham ajudado. Mas realmente não sei de onde surgiu a moda de ser nerd.

Sou do tempo que ser Nerd era não ter muitos amigos, pois ninguém gostava de alguém que fosse muito CDF, ou que gostasse muito de games, ou tecnologia, ou sei lá o que mais poderia classificar alguém como Nerd. A dificuldade com as mulheres também era algo comum, não que existisse por algum fator natural de fato (talvez pela timidez, ok), mas revelar seu lado fanático por Star Wars e Senhor dos Anéis, ou games, ou Astronomia não era algo bem quisto pelas moçoilas. Não sei o que ocorreu de uns tempos pra cá, porém fico feliz com a aceitação deste rótulo entre milhares de bilhões de pessoas de nossa sociedade.

Mas uma coisa é ser quem você é, por interesses legítimos, sem se preocupar com rótulos e preconceitos. Outra é tentar se transformar em algo para agradar à outrem, que ao meu ver sempre vai ser negativo, por não permitir ao indivíduo expressar sua individualidade maravilhosa, mesmo entre bilhões. Você pode curtir Star Wars, mas odiar quadrinhos, e não vai se tornar menos Nerd por esse motivo. Alias, que é que rotula e enquadra os parâmetros? "Who is the master who makes the grass green?"

Fui fazer o teste, por diversão, e claro, o resultado foi CDF. Mas sempre tive meu lado Gamer e Geek, podemos dizer, bem aflorados. Porque não apareceram no resultado?! Outra coisa que achei interessante foi uma pergunta sobre o twitter, onde TODAS as alternativas eram de amor incondicional e reverência à plataforma social. Quer dizer que se eu não gostar do twitter, não sou Nerd?! Hahahaha. Que seja, ou melhor, foda-se. 

Malditos rótulos. Sigamos nossos interesses e gostos, e se os mesmos enquadrarem-se em algum rótulo, que seja. Se não, prefiro seguir um aforismo do Sr. Bigode, de grande sabedoria: "Torna-te quem tu és" 

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